Oláaaaaa Creusada. O post de hoje é para contar um pouquinho como foi a cirurgiaque fiz quarta-feira para retirada de um fibroadenoma de mama.
minha cirurgia fibroadenoma mama tumor mamario nodulo

Fiz a cirurgia de fibroadenoma de mama, porque um dos 'benditos' me incomodava (principalmente no período menstrual) e já estava grandinho. Não se sabe ao certo o que causa o aparecimento dos fibroadenomas, mas eles são tumores mamários benignos, que surgem frenquentemente em mulheres de até 30 anos.
minha cirurgia fibroadenoma mama tumor mamario nodulo
Logo após a cirurgia.

A retirada é opcional e só ocorre quando o fibroadenoma está grande e palpável. Mesmo em caso de mulheres que não sintam incômodo, se com o acompanhamento do fibroadenoma se perceber que ele está a crescer, é recomendando sua remoção, antes que fique muito grande (o que torna a retirada pior, aumentando inclusive a cicatriz; sem contar que dependendo do caso, o fibroadenoma muito grande pode até deixar a mama deformada).

Nesse vídeo falo sobre a experiência que tive na minha cirurgia de fibroadenoma:


(link do vídeo: https://youtu.be/6Oq9Wgl0PUI)

O fibroadenoma retirado, mesmo visualmente tendo todas as característica de realmente ser um tumor benigno (ou seja, ser de fato um fibroadenoma), foi imediatamente enviado para biópsia, para que na análise minuciosa, se finde qualquer dúvida sobre a benignidade 'da coisa'.

Os fibroadenomas não aumentam as chances da mulher de desenvolver um câncer de mama, e a sua transformação em um tumor maligno é um evento raríssimo. Entretanto, é fundamental que haja um acompanhamento da evolução desses nódulos(eu mesma tirei o maior, mais ainda tenho outros 2 pequenos, que vou acompanhar anualmente).
minha cirurgia fibroadenoma mama tumor mamario nodulo
Como o fibroadenoma aparece nos exames de imagem.

No meu exame de ultrassonografia, o laudo do fibroadenoma que foi retirado é o seguinte:

"Volumosa formação nodular macrolobulada, hipoecogenica, de contornos definidos, bem delimitada, maior eixo paralelo à pele, sem alterações acústicas posteriores, sem efeito expansivo, fluxo central, sem alterações acústicas posteriores, localizado no raio de 1 hora da mama esquerda, medindo 34,4 x 14,9 x 33,4 mm."

Mesmo após sua retirada, o fibroadenoma pode voltar, inclusive pode-se ter vários desses nódulos, sem que isso seja um problema. Por isso repito: o acompanhamento é fundamental, pois pode haver uma evolução, ou uma involução; é uma caixinha de surpresa!

Qualquer dúvida não hesite, procure o seu médico e o encha de perguntas, não fique com 'caraminholas' nessa cabecinha de meu Deus. Ok?

www.saiarada.com

Deixe um comentário